segunda-feira, 5 de março de 2012

Irmã Deolinda - Acerca da presença da EA no campo de trabalho do Bairro 6 da Maio



"Nos dias 3, 4 e 5 de Fevereiro, o Centro Social 6 de Maio recebeu, pela 13ª vez, a Equipa d´África. Foram 43 Jovens que participaram neste Campo, embora no almoço do Domingo - uma boa cachupada- tivessem estado mais.

Para o Centro e para o Bairro, a vinda destes Jovens é sempre motivo de muita alegria e muita vida.
Eles têm sempre as suas dinâmicas, as suas actividades, os seus tempos de oração, de partilha, de convívio e sempre preparam actividades e jogos para fazeerm no sábado de tarde com as crianças do Bairro. Porém, há sempre dois momentos que são especiais: a visita ao Bairro, em pequenos grupos, conduzidos por algumas famílias. E é precisamente a hospitalidade, a alegria e a generosidade destas Famílias que "toca" e encanta o coração dos jovens visitantes, apesar da enorme pobreza e da estrutura impressionante dos Bairros.As músicas, as danças, o lanche, a partilha chegam fundo... O outro momento é a Eucaristia do Domingo, animada pelos Jovens.

Eu que já acompanho esta vinda durante vários anos, sempre fico impressionada com os seguintes aspectos:

A capacidade destes Jovens universitários ou que já acabaram os seus cursos, para passarem um fim de semana, em péssimas condições e em trabalho intenso.
.O sentido de responsabilidade, a capacidade de luta e de organização do Grupo. São Jovens com Projecto de Vida!
. A amizade que os une e o sentido de Grupo. É importante frisar que estes são aspectos que nitidamente são reforçados ao londo destes dias.
.A generosidade, pois vários destes Jovens, ao longo destes anos, se têm oferecido para serem Voluntários aqui no Centro Social.

Talvez falte dizer uma palavrinha para se entender melhor quem é este Grupo:

. Nasceu há 14 anos, por iniciativa de um Jovem que pretendia juntar filhos dos "Casais de Nossa Senhora", que tivessem o "bichinho" do Voluntariado e de África. O objectivo era prepararem-se, durante o ano, para no Verão irem a Moçambique fazer Voluntariado.
. Reunem-se uma vez por semana à noite, para estudo, reflexão e oração. Além disso têm como obrigatórias, ao longo do ano, algumas outras actividades, das quais esta vinda ao Bairro faz parte.
. Têm, durante o ano que trabalhar muito e organizar festas, espectáculos, etc., para angariarem o dinheiro necessário para o concretizar dos seus projectos e para pagar as viagens.
. Há poucos anos constituiram-se numa ONG.
. Nos últimos anos, também têm realizado, no Verão, alguns projectos de missão aqui em Portugal.

Para o nosso Centro Social e para o nosso Bairro, é uma sorte também fazermos parte, de algum modo, da Equipa d´África, onde já passaram algumas centenas de Jovens

Ir. Deolinda 

Sem comentários: