segunda-feira, 28 de março de 2011

Partilha - Directamente de Quissico...

Boas nossas gentes!

Nós estamos bem. Mas “mal de calor”! J Mas como diz o nosso lema: “ Na terra dos sonhos, semear é um desafio. Aquilo que não germinar…. A culpa é do sol.” :p Gostávamos de partilhar um pouco do nosso projecto convosco, que acompanharam tão de perto o seu início.

A vida em Moçambique é tranquila. O dia é longo, com as muitas actividades que o preenchem, desde bem cedo. Grande parte do tempo é ocupado pela gestão dos lares na missão. A dinâmica de funcionamento desta mudou, então os ajustes têm sido muitos, e a nossa aprendizagem também. Gerir as tarefas, os estudos e as restantes actividades dos 83 jovens que vivem connosco é um desafio diário. Procuramos sempre também estar com eles como tão bem a EA nos ensina. Simplesmente estar. E assim vamos chegando aos miúdos. Esses momentos enriquecem-nos com toda a força e energia que precisamos para tomar as decisões de maior responsabilidade. Amamos a vida na missão. É na nossa casa, e os miúdos são a nossa família, assim como os Padres.

O trabalho também se estende à vila, com as crianças a pularem na Escolinha, que diariamente nos lembram como é bom brincar e trazem cá para fora o nosso lado de criança; as mamãs interessadas na Alfabetização, que com todas as dificuldades se esforçam brutalmente naqueles minutos para poderem aprender um bocadinho mais; os adolescentes e crianças da Infância Missionária, que, também a brincar, evangelizam (e nós com eles :P) e os jovens mais velhos que se empenham em pequenos projectos de desenvolvimento.

A missão, as pessoas da vila e de todas as comunidades, que nos acolhem de braços abertos e valorizam aquilo que temos para lhes oferecer, entre conversas, sorrisos, brincadeiras ou simples cumprimentos, enriquecem-nos o espírito. Estamos em casa, em todo o lado. Estamos felizes, todos os dias. Muitas pequeninas coisas fazem-nos ganhar o dia. E ganhamo-lo todos os dias.

É assim que corre o nosso projecto, vosso também.

Do vosso lado, esperamos que o 6 de Maio tenha sido um abrir de vontades para se entregarem cada vez mais, o CATT vos tenha confirmado o quanto temos sorte de termos ido parar à EA e orgulho no trabalho que a Equipa faz. Que trabalhem juntos agora para o Jantar de Beneficência que se avizinha e que tanto esforço exige, e que neste seguimento estejam a caminhar da maneira que tantas vezes lembramos cá, aquela maneira que é tão nossa e que caracteriza a EA.

Esperamos que a vossa salsa esteja a crescer devidamente, se não, já sabem, a culpa é do sol J
Um grande beijinho e um abraço apertado das duas.
SEMEIEM.

5 comentários:

Ana Rita disse...

Que emoção ler-vos, que saudades..
Que alegria saber que se confirma o que sinto cá dentro, que vocês estão bem, melhor que bem.
GMDV.
Sigo unida a vós em oração.

Miguel Jarimba disse...

é bom ter notícias vossas!

continuação de bom projecto!

tamos juntos

Anónimo disse...

continuem a semear com a vossa alegria e entrega...
tamos juntos
mano rui

Liliana Gomes disse...

É lindo ler-vos, imaginar-vos a viver aí, a respirar e transpirar Moçambique.

Obrigada pelas notícias, sabem a mel ;)

São lindas, um beijinho grande meu e da direcção.

Li

Miguel Jarimba disse...

Falar com vocês foi 1 alegria. Continuem assim, beijo grande do Mano Miguel