segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mensagem do Carlos e Rui

Olá a todos!
Esperemos que estejam bem! Nós por aqui estamos bem :)
Já não escrevemos há algum tempo, por isso achámos que estava na altura de voltar a dar notícias… Até porque os dias vão sendo sempre cheios, quer pelas actividades que vamos realizando na missão e na vila, quer pelos bocadinhos que aproveitamos para conviver e brincar um pouco com as pessoas à nossa volta, principalmente os jovens aqui da missão ou mesmo os padres aqui em casa…

Mas é melhor começar pelo princípio… Desde a última vez que escrevemos tivemos a sorte das férias aqui dos jovens coincidirem com a chegada dos grupos a Maputo, por isso aproveitámos para ir recebê-los e estar uns dias com eles até seguirem para as suas missões… Com excepção do grupo do Guiua, que se pôs logo a caminho (o Pe. Diamantino não perdoa…). Foi muito bom passar esses dias com eles :) Deu para matar saudades, saber das novidades e descansar um pouco, antes de voltarmos. Conseguimos também conhecer melhor algumas pessoas que quase só tínhamos visto nas reuniões ou nas vendas, ainda que em poucos dias... Mas valeu bem a pena! O grupo do Guiua (nossos queridos vizinhos) conseguiu também fazer-nos uma visita e estar um dia connosco, também para matar saudades entre conversas, passeios, cafés com espuma (ou quase)…
Para além disso, pouco tempo depois tivemos a visita dos “bosses”, que tiveram alguns dias por cá… O Miguel e a Bela, mais que direcção são também grandes amigos, por isso não foi só uma visita de avaliação e acompanhamento do projecto, pois também conseguimos arranjar momentos para estarmos juntos a conversar e matar saudades, passear um pouco… E gostaram tanto de Quissico que voltaram a parar aqui no regresso para Portugal… Mais uma vez foram dias muito especiais para nós, por os termos aqui a verem aquilo que temos feito, partilharem a nossa missão e conhecerem a nossa casa, os padres, os jovens… um pouco daquilo que tem sido a nossa vida em projecto. Para além de conhecerem um pouco melhor o projecto, puderam dar algumas ideias e sugestões, algo que muitas vezes não é fácil para quem só nos acompanha à distância.
A partir daí, continuámos o nosso trabalho com o contributo dos preciosos 40 Kg trazidos a muito custo pelos grupos (que se fartaram de reclamar… que raio de voluntários…), que nos possibilitaram a criação de turmas de informáticas e permitiram enriquecer a biblioteca e a escolinha. Graças à EA o nº de livros requisitados aumentou bastante, principalmente de literatura juvenil e as turmas de informática também foram muito concorridas... Obrigado :)
Nesta altura, a maioria dos jovens aqui da missão já voltaram para as suas comunidades, pois quase todos estão de férias, com excepção daqueles que estão a fazer exames.
Aproveitamos para desejar um bom começo de ano para a EA 2011! Bom início das reuniões e uma boa preparação para todos, principalmente à Filipa e à Susana que já estão perto de iniciar um novo projecto!
Tamos juntos,
Carlos e Rui

Sem comentários: