quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Jornal de Quelimane - Notícia da Equipa d´África

O bom empenho do grupo Equipa d’ África


Renúncia das férias nas praias da Equipa d’ África para fazer trabalhos de voluntariado em Moçambique

A coordenadora do centro Ponto de Encontro Maria Grazia Emanuelli fala do bom empenho do grupo Equipa d`África que está fazendo o trabalho de voluntariado há um mês.

É difícil julgar porque ainda não terminaram o seu voluntariado. Mas olhando sobre aquilo que tem sido a realidade da PMO, podemos afirmar quem o voluntariado é algo de muito notável na Europa.

O grupo Equipa d’África renunciou gozar as férias nas praias, como de hábito, para vir trabalhar cá connosco.

Ao longo das 6 semanas de serviço no PdE, o grupo demonstrou-se muito empenhado e objectivo; trabalhou nas actividades mais visíveis como informática, francês, guitarra e outras menos evidentes como a catalogação de 960 livros e o apoio aos serviços de secretaria e na biblioteca. As jovens deram também um curso de língua portuguesa aos italianos.

Admiramos tanto a disponibilidade delas. Nas próximas vezes poderiam reduzir um pouco as actividades e dar informação na área de voluntariado. Se voltassem seria muito bonito e maravilhoso.

Os alunos da professora Rita, do curso de francês, revelaram à nossa equipa de reportagem que a explicação da professora é boa e compreensível; também sabe dar-se com os alunos. Por sua vez eles gostariam que o tempo das aulas do primeiro nível aumentasse de mais uma semana, visto que não puderam ter o segundo nível.

As voluntárias afirmaram que em pouco tempo aprenderam mais do que estava previsto na planificação.

Procuramos saber das professoras se já tinham dado aulas e a resposta foi afirmativa.

O principal objectivo do grupo, no seu tempo de missão, é apoiar toda a actividade que proporciona o desenvolvimento do povo, como é neste centro de Quelimane.


Felisberto Silvério e Nedsson Benefode Anastácio

Sem comentários: